segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

'Cuba é um caso excepcional no mundo': Emily Morris, especialista na ilha, fala ao Trocando Ideia

Cuba: avanços sociais, embargo e um regime de 50 anos num só lugar
Por Pedro Muxfeldt

Em muitas ocasiões, discussões políticas se tornam embates em que cada um defende seu lado cegamente. No debate sobre Cuba, essa característica tende a se exacerbar. Há quem enxergue a ilha como uma prisão onde todos os habitantes sonham e tentam fugir das mãos cruéis dos irmãos Castro e seu regime com mais de 50 anos e há aqueles que exaltam a saúde e educação de primeiro mundo do país e fecha o olho para as dificuldades e contradições da única nação da América Latina onde uma revolução de esquerda triunfou.

Baixe agora o aplicativo do Trocando para celular e tablet.

A economista inglesa Emily Morris, especialista em Cuba e América Central há mais de 20 anos, tem sido uma das vozes que tentam escapar dessa lógica e analisar o país em todas as suas nuances, avanços e problemas.

Acompanhe o Trocando Ideia também no Facebook.

Autora de artigo recém-publicado na revista New Left Review sobre a possibilidade que Cuba abre de construção de uma economia socialista, ela falou ao Trocando Ideia sobre as reformas econômicas de Raul Castro, o embargo norte-americano e revelou qual é a maior lição que a ilha tem a dar ao mundo. Confira a entrevista completa clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário