sexta-feira, 5 de setembro de 2014

União Crivella-Lindberg pode ser última cartada nas eleições do Rio

União seria última cartada dos candidatos


Por Pedro Muxfeldt


A última pesquisa Datafolha para o Governo do Estado do Rio, divulgada ontem, deixou mais claro o cenário que se desenha para o segundo turno do pleito.

Pela primeira vez, o governador Luiz Fernando Pezão quebrou a barreira dos 20% de intenção de votos e, segundo o instituto, está em empate técnico com Anthony Garotinho, que vinha abrindo vantagem nas pesquisas anteriores.

Por outro lado, as situações de Marcelo Crivella e Lindberg Farias tornam-se preocupantes. Enquanto o petista segue empacado nos 10%, Crivella parece sem fôlego e derrotado na luta com Garotinho pelos votos dos evangélicos e da Baixada Fluminense.

Em apuros, uma possível união entre as duas candidaturas vai se desenhando. No debate da Redetv!, na última quarta, a dupla evitou se enfrentar. Assim, é possível que nos próximos dias o PT intensifique a tentativa de acerto com Crivella, para que ele desista em prol do ex-prefeito de Nova Iguaçu.

A busca, aliás, não é nova. Ainda antes do registro das candidaturas, Lindberg e também Garotinho pressionaram para que o senador deixasse a disputa. Àquela altura, na segunda posição nas pesquisas, ele e outros membros do PRB foram categóricos ao rechaçar alianças, o que pode mudar com a queda nas intenções de voto, hoje em 18%.

Porém, há outros obstáculos na aliança Lindberg-Crivella. O maior deles diz respeito à natureza da coligação entre PT, PV (do vice Roberto Rocco), PCdoB e PSB, que se posicionou como uma frente de esquerda e poderia rachar em caso de união com o candidato conservador.

Além disso, uma possível união não representaria passagem automática dos votos já que as pesquisas têm mostrado que o eleitorado da dupla é de naturezas diferentes e é possível que a desistência de Crivella favoreça mais Garotinho do que Lindberg.

Com o prazo para a definição expirando no dia 15, as duas candidaturas devem fazer muitas contas e trackings até lá para decidir se dão a cartada final para buscar a vitória no fim de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário